Autora

Determinada, decidida e corajosa, estas são algumas das caraterísticas que fazem parte da transformação de Guida Guardado. Uma mulher otimista e empenhada em cumprir a sua missão de vida: transformar o mundo através das crianças.

Guida Guardado é professora de 1.º Ciclo do Ensino Básico e os onze anos de experiência profissional mostraram-lhe que as crianças têm necessidade de desenvolver outras competências para além daquelas que o programa enuncia. A dificuldade de enfrentar os desafios do dia a dia e os desafios entre pais e filhos fê-la analisar o mundo das emoções e como o ser humano lida com ele.  Concluiu que este não é ensinado a compreender o funcionamento do seu cérebro nem a lidar com as emoções, como mudá-las ou senti-las, talvez porque não são visíveis, mas são fundamentais no nosso quotidiano.

Determinada, decidida e corajosa, estas são algumas das caraterísticas que fazem parte da transformação de Guida Guardado. Uma mulher otimista e empenhada em cumprir a sua missão de vida: transformar o mundo através das crianças.

Guida Guardado é professora de 1.º Ciclo do Ensino Básico e os onze anos de experiência profissional mostraram-lhe que as crianças têm necessidade de desenvolver outras competências para além daquelas que o programa enuncia. A dificuldade de enfrentar os desafios do dia a dia e os desafios entre pais e filhos fê-la analisar o mundo das emoções e como o ser humano lida com ele.  Concluiu que o ser humano não é ensinado a compreender o funcionamento do seu cérebro nem a lidar com as emoções, como mudá-las ou senti-la, talvez porque não são visíveis, mas são fundamentais no nosso quotidiano.

A criação deste projeto

A criação do projeto Kids & Grown-ups veio dar asas a um sonho, o de escrever para crianças e adultos. Depois de algumas mudanças na sua vida pessoal e na sua maneira de estar na vida, e de algumas formações na área do desenvolvimento pessoal, compreendeu que poderia inspirar-se nas suas aprendizagens e escreveu a primeira coleção Guidinha Caderninho e o Mundo Mágico das Emoções. Munir as crianças e quem as rodeia de ferramentas para enfrentarem os desafios da vida tornou-se o seu compromisso.

Entre outras atividades, dedica-se à escrita para crianças e adolescentes e está a desenvolver um projeto educativo para levar as emoções às escolas.

O seu grande desafio é a constante descoberta do autoconhecimento. Assumiu o compromisso de lançar sementes a todas as crianças e adultos que as queiram abraçar e, deste modo, cultivar o solo da mente humana ao nível da inteligência emocional.

© 2018 Guida Guardado