Reflexões

Sentes-te tranquilo quando estás dentro da tua gaiola dourada. Apesar de ser uma gaiola onde o conforto predomina e te sentes protegido, estás limitado e preso! Mas tu não és pássaro de gaiola. Durante todo o tempo que lá estás a porta encontra-se aberta, no entanto aprecias a sua beleza. Será que todos procuram uma gaiola onde permanecer, pois assim a vida parece mais fácil e controlada?

Mas afinal o que é a gaiola dourada? São as limitações que impões a ti próprio. Se és livre, porque é que te manténs dentro dessas limitações? Talvez porque seja mais fácil viver assim.

Como viveste uma vida inteira dentro da gaiola, achas que voar é um erro, não está correto, é perigoso. Ficas com a perspetiva do que podes fazer mas sentes-te satisfeito com as tuas experiências, sentes-te seguro e não te permites explorar situações novas. Nasceste para ser livre, para escolher o teu caminho e nada do que acontece é um acaso. Acontece para te mostrar algo, para agitar as tuas águas e fazer-te escolher.

A gaiola dourada é a tua zona de conforto, aquela relação que dura uma vida inteira mas que já não tem cor, aquele espaço que te faz sentir protegido mas que te faz exigências, aquele emprego que te dá um ordenado seguro ao fim do mês mas que te deixa insatisfeito.

Se és verdadeiramente feliz deixa-te estar, se não és a porta está aberta, só tens de aprender a voar.

É difícil escapar aos padrões de comportamento e aos valores adquiridos. Sentes-te desconfortável com tudo o que é diferente. Até um dia olhares e veres que a porta sempre esteve aberta, a tua liberdade de ser quem és sempre esteve aí, as escolhas sempre foram tuas. E pela primeira vez decides sair cá para fora. Percebes o maravilhoso da vida e vives momentos intensos.

O medo é muito e voas de novo lá para dentro, achas que lá estás de novo tranquilo. E prendes de novo os teus sonhos ao chão. Está tudo certo, quando te sentires seguro vais voltar a sair. Atreve-te a sair, a sonhar e a viver intensamente aquilo que chega até ti.

A vida é impermanente e só tu podes escolher o que queres que nela permaneça.

Deixe uma resposta

© 2018 Guida Guardado