Reflexões

A nossa vida muitas vezes é só nossa e não deixamos ninguém entrar no universo da nossa solidão. Até percebermos como é tão bom alguém entrar sem pedir licença e nos trazer de volta para a realidade da vida. Alguém que te dá um abraço, se deixa ficar no silêncio e sem palavras diz tudo. Esses são os verdadeiros amigos que não querem saber de nada e apenas te sorriem e dizem “estou aqui”. Quando estamos lado a lado, é fácil perceber quem nos ama.

Estes amigos são aqueles que não precisam pôr um “gosto” no que publicas, nem falar contigo todos os dias. Estes amigos são aqueles que fazem a diferença, são aqueles que te acompanham mesmo que passem meses sem se falar, são aqueles que te veem para além do corpo físico e tu por vezes desvias o olhar.

Quando estamos lado a lado a amizade não precisa de grande explicação e a empatia muda a tua realidade. Tu sabes onde eles estão, longe ou perto não interessa, apenas estão conectados. Mesmo que tu não peças eles sentem e quando tu precisas só tens de dizer “preciso de ti”.

Mesmo que o outro não saiba o que falar, não importa. Por vezes está tão perdido como tu, outras vezes tem tanto medo como tu. Mas naquela hora a companhia em silêncio é o remédio mais importante para o coração. A presença preenche todas as lacunas e o amor volta a vibrar cá dentro. A amizade e o amor entrelaçam-se naquele ombro amigo que tanto procuras. A verdade é-te dita de coração aberto e tu fazes com ela o que bem entenderes.

Sabiamente consegues perceber, nos que te rodeiam, quem são estes amigos que partilham os seus segredos, os seus medos, as suas paixões e estão lá para te ouvir e acudir no silêncio da tua solidão. Quando estamos lado a lado é fácil perceber quem nos ama, caso contrário não estamos lado a lado, não há transparência, não há dar ouvidos, não há dar nem receber, não há amizade nem amor.

Deixe uma resposta

Guida Guardado

Professora, escritora e criadora do projeto Kids & Grown-ups.

Subscrever Blog via email

Indique o seu endereço de email para subscrever este site e receber notificações de novos artigos por email.

Comunidade Kids & Grown-ups

© 2018 Guida Guardado